quarta-feira, 2 de setembro de 2009

12°CONEG

Os avanços em educação não se resumem ao aumento de recursos. Os investimentos devem ser acompanhados de um novo projeto curricular. Esse é o tema que abre os debates do 12º CONEG da UBES, na sexta-feira 4.

O primeiro ato planejado para o 12º CONEG da UBES, que acontece de 4 a 6 de setembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, promete ser bem concorrido. Estão confirmados para a participação dos debates sobre uma reforma do atual projeto curricular do ensino médio: Iara Bernardi (Ministério da Educação), Igor Bruno (coordenador de juventude do município do Rio de Janeiro), Sérgio Cabral (Governador do Estado do Rio de Janeiro) e Ricardo Vieiralves (Reitor da UERJ), sem contar outros importantes nomes de entidades ligadas ao ensino.

A idéia desse primeiro encontro é esclarecer que os avanços em educação não se resumem ao aumento de recursos. Os investimentos devem ser acompanhados de um projeto curricular que atualize as práticas de ensino e aprendizagem. Somente desse modo, o aluno terá condições de relacionar o que estuda em sala de aula com a sua realidade.

“Será um debate importante sobre o futuro do ensino médio. Acreditamos que é a partir de uma reforma no currículo escolar que o estudante conseguirá por em prática o que aprendeu. É só com a junção da teoria e da prática que se alcança uma educação de qualidade”, afirma Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário